Dicas para comprar uma boa câmera - (PART2)


Bom, antes de começar a falar qualquer coisa sobre o assunto, quero deixar bem claro que eu não sou nenhuma especialista, nem fotógrafa profissional (ainda) e não sei tudo sobre o assunto. Estarei compartilhando o meu conhecimento como aspirante em fotografia, consumidora e estudante da área.
O primeira dica que compartilho com vocês, antes de qualquer coisa. Comprar uma boa câmera requer além de dinheiro, muito tempo pesquisando. Então, se você é afobado, desista porque raramente alguem assim conseguiu comprar uma boa câmera de primeira. Então, pesquise e muito!
Eu por exemplo levei quando 3 anos para comprar a minha câmera, além de juntar o dinheiro (que foi um trabalho dos meus pais/irmão), eu pesquisei, li, reli, busquei e tentei me manter ao máximo informada sobre o assunto, para que quando tivessemos com o dinheiro, fosse mais fácil comprar uma câmera boa e ''barata''!
Bom, estou planejando e pensando no que escrever na segunda parte desse post já faz tempo e tem tanta informação, que eu estou tentando resumir ao máximo o conteúdo, deixando sempre os fatores mais importantes. Até que semana passada, surgiu uma dúvida sobre megapixel no meu facebook e eu vim falar sobre um dos erros que a maioria das pessoas cometem ao comprar uma câmera nova.

A ''não importância'' do Megapixel 
 
Bom, ao contrário do que muitas pessoas pensam na hora de ir comprar a câmera na loja, o MP (megapixel) é o fator menos importânte para escolher uma boa câmera.  Ao contrário do que o mercado consumidor vende, é um mito dizer que quanto mais megapixel tiver a câmera, melhor vai ser a qualidade de imagem, pois não é o MP o responsável por tal função, e sim o sensor da câmera.

Busquei informações sobre o assunto, e achei um exemplo que o site baixaki deu, explicando mais ou menos sobre o assunto:

Pixels, megapixels e resolução

Antes de entender qual é a importância da quantidade de pixels para uma imagem, precisamos entender o que são eles. Ao ampliar uma imagem no computador, observamos que ela é formada por milhares de quadrados. Esses pequenos quadrados somados resultam em uma imagem digital nítida, como você observa no exemplo abaixo: 

 
Cada megapixel possui uma resolução, que é a quantidade de quadrados que temos na imagem – horizontal x vertical – e é através dela que podemos saber em quantos megapixels a foto foi tirada. Por exemplo, se uma foto tem resolução de 1772 x 1181 pixels, isso significa que ela foi tirada em 2.1 megapixels.
 
• E por que mais megapixels não significa maior qualidade de imagem?

A realidade é que a resolução de uma imagem não está diretamente ligada à sua qualidade. A imagem de uma câmera digital é feita através de um sensor, que faz a captação de luz do objeto fotografado e vai transformar essa informação em pixels, gerando a imagem digital.
Câmeras profissionais ou semiprofissionais têm sensores melhores e mais complexos (até porque têm maior espaço físico para abrigar os sensores), e por isso produzem imagens melhores, mais nítidas e com cores mais vibrantes.
Por outro lado, câmeras compactas e de celulares têm sensores de qualidade inferior. Quanto mais megapixels o sensor é forçado a captar, mais calor ele produz, o que acaba gerando ruído na foto.
Por mais que a resolução seja maior, com maior número de pixels, a qualidade da imagem é prejudicada, o que os fotógrafos chamam de “granulação”. Isso acontece pois o sensor não tem capacidade suficiente para captar tantos pixels com a mesma qualidade.
Abaixo temos um exemplo de como o megapixel não indica qualidade de imagem. Todas as fotos foram feitas em 5 megapixels. A primeira foi tirada com uma câmera semiprofissional, a Sony H50. A segunda, com uma câmera compacta, também da Sony, a W120. E a terceira foto foi tirada com a câmera do aparelho celular DEXT, da Motorola:
Motorola DEXT
Sony DSC-H50
Sony DSC-W120
As imagens têm o mesmo tamanho, aqui reduzidas para visualização completa, mas recortamos uma parte igual de cada e colocamos ao lado da foto. Nesta parte elas estão com 100% do tamanho original, e é clara a diferença de qualidade, principalmente em questão de cor e definição.
Ainda que todas as imagens tenham a mesma resolução, a diferença de qualidade entre elas é óbvia por conta da diferença entre sensores e lentes. Além disso, outras características como capacidade de definição de cor, tonalidade e contraste devem ser levadas em consideração.
Essas características são muito mais importantes do que a quantidade de megapixels que sua câmera oferece. A prova é que há muitas câmeras profissionais no mercado que não passam de 10 megapixels.

• Quando o megapixel faz a diferença;

A grande questão é que a quantidade de pixels de uma imagem não tem influência sobre a qualidade da imagem, mas sim sobre a ampliação que será possível realizar com ela. Ao fotografar em qualidade VGA (640 x 480 pixels) você tem a mesma qualidade visual de uma fotografia tirada com 3MP (2592 x 1944), se reduzidas ao mesmo tamanho. Observe as imagens abaixo:
 
Comparação.
Só é possível notar a diferença entre as imagens caso você amplie uma determinada parte. No exemplo abaixo podemos ver que só a partir da ampliação notamos que a primeira imagem foi tirada em maior resolução do que a segunda:
Comparação.
Mesmo assim, as câmeras digitais compactas e as câmeras disponíveis em aparelhos de celular têm captação de imagem bem menos poderosa do que uma DSLR, que é uma câmera digital profissional.
Outro fator importante é saber que uma ampliação de foto simples - 15x10 cm - precisa de apenas um megapixel para ser impressa com qualidade. Ou seja, a não ser que você trabalhe profissionalmente com fotografias, não precisará de milhares de megapixels para produzir e imprimir boas imagens.

Fonte: Baixaki.com

Bom, deu para entender um pouco? Eu queria ter escrito esse post com minhas palavras, e até escrevi, mas ficou uma embolação só, que apenas eu consegui entender, e sei que vocês iriam sair com mais dúvidas do que o normal. Então, resolvi colocar o post feito pela Daniele Starck lá no blog do Baixaki. Acho que deu para captar a mensagem e ver a ''não importância'' do MP. 
Espero que tenham gostado, e qualquer dúvida é só perguntar aqui nos comentários que eu respondo com o maior prazer.





5 comentários:

  1. Gostei das dicas flor! Eu gosto muito de fotografia mas no momento estou sem grana pra comprar uma câmera :(
    Mas posso confessar que achava que tudo que bastava para uma câmera ser boa era ter muitos megapixels kkkk ée triste realidade rsrs
    http://desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que super completo esse post, adorei. Pra quem não sabe vai adiantar muitíssimo
    www.garotaxmulher.com

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas eu gosto de fotografias e não sabia sobre os MP,muito bom saber disso ^^

    Go Belezando

    ResponderExcluir
  4. Nossa, adorei as dicas *----*
    Quero uma nikon d3100 ou d5100



    http://fugindodarotina.com

    ResponderExcluir
  5. Desconstruindo Palavras: Pois é amor, não é tão importânte assim. Um bom sensor que é importânte. Beijooooos :*

    Jaqueline: Own linda, pois é. Tento ajudar as pessoas que querem comprar uma câmera boa. Beijos flor.

    Ana Paula: Pois é linda, poucas pessoas sabem disso e acabam comprando a câmera que tem uma porrada de MP. Agora pelo menos algumas já sabem que não é legal...

    Éverton Ribeiro: São duas maravilhosas câmeras. Se você gostar de Canon, a T3 é muito boa e briga de frente com a D3100. Só que é mais barata um pouco.
    Minha amiga tem a D3100 e pagou uns 300 reais a mais do que a minha T3 e são absurdamente iguais.

    ResponderExcluir

Gostou do Blog? Do Post? Quer deixar alguma dica ou mensagem? É só preencher logo a baixo:







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!