Morando em Montreal; Mariana

Conhecem a Guilty Store? É, aquela loja que tem parceria com o blog e que eu sou completamente apaixonada, pois então, por trás dela existe uma menina super fofa e que já morou fora. Isso mesmo, apresento para vocês a Mari, essa fofa de 20 anos que deixou a faculdade de lado e foi passar um tempo no Canadá, fazendo o intercâmbio de idiomas. 
Ela ficou super animada com a tag sobre intercâmbio aqui no blog e quis muito dar uma entrevista para contar como foi a experiência dela. Uma fofa gente!

BBBJ - Com quantos anos você decidiu fazer intercâmbio e porque tomou a atitude?

M - Eu sempre quis morar no exterior, desde que eu me lembro como gente eu falo que não quero morar no Brasil, minha mãe falou que quando eu tinha quatro anos eu virei pra ela e falei: mamãe, não quero mais morar no Brasil, eu sempre digo que nasci no pais errado e que essa vontade de morar fora do Brasil ja nasceu comigo.

BBBJ - Você teve o apoio dos seus pais, família? Eles sempre ficaram do seu lado ou teve alguem que foi mais complicado de entender?

M -
Sim, eu tive o apoio, a minha mãe sempre apoio a ideia de eu fazer intercambio mas quando tivesse maturidade o bastante para fazer, quando eu fiz 19 anos ela achou que era a hora certa e me apoio em tudo.

BBBJ - Você fez o curso de idiomas. Ficou quanto tempo lá e porque esse intercâmbio? Poderia ter ido de High School ou Au Pair.
 
M - Quando  eu fiz 16 anos eu resolvi que queria fazer high school nos Estados Unidos, fui em várias agências de intercâmbio me informar a respeito mas a minha mãe não apoio muito á idéia, ela falou que eu era MUITO nova e não ia agüentar ficar tanto tempo morando fora, em um país estranho, com uma cultura diferente, sem ninguém que eu conhecesse por perto. Ela falou que eu faria intercâmbio sim mas na HORA CERTA, quando eu fosse mais velha e tivesse mais maturidade. Escolhi o curso de idiomas porque queria praticar meu inglês e aprender francês.


BBBJ -  Você que escolheu Montreal ou foi a agência?

M -
Fui eu que escolhi, eu já havia pesquisado sobre países que eu tinha vontade de ir e eu fiquei fascinada pelo Canadá,  precisamente pela cidade de Montreal. Primeiro pela cultura deles, a cidade é colonização francesa então TUDO lá é em FRANCÊS, eu achei isso o MÁXIMO.  Eu sempre quis aprender francês e o fato do Canada ser do lado dos Estados Unidos, pesou bastante tambem, porque eu queria poder viajar no meu tempo livre.

BBBJ - E a host family, como era seu relacionamento com eles? Com quem você morava lá?

M -
O meu relacionamento com a host family era bom, como eu já era maior de idade eu tinha toda a liberdade, a familia praticamente so  só alugava um quarto pra mim.
Eu tive duas host family, a primeira era uma familia grande, eu tinha uma mãe, um irmão de 18, uma irmã de 16 e uma irmãnzinha de 6 anos, no começo foi legal mas depois de alguns meses acredite, você quer ficar sozinha ter o seu próprio espaço. Ficar em uma familia cheia de gente, me deixou louca, ai eu mudei pra uma outra host family que era um pai e uma mãe e eles alugavam quartos para estudantes, foi bem legal, eles eram incriveis e as outras intercambistas que moravam na casa tambem era super legais.

BBBJ - Onde você estudou? Quais cursos indica para quem está buscando cair nessa aventura?

M -
Eu estudei na ILSC de Montreal, se você quer se especializar em um idioma eu indico você fazer um curso de idioma, agora se você ja tem fluência no idioma eu indico você fazer um curso técnico, especializado na sua área, como um curso de moda, marketing e etc.. As agências de intercâmbios tem vários cursos interessantes para oferecer.


BBBJ -  Você só estudava ou era permitido trabalhar também? Seus pais enviavam dinheiro para você? Como?

M -
O meu intercâmbio foi so de estudo mas tem um intercâmbio para o Canadá que é permitido trabalhar e estudar (eu não sabia disso na epoca, se não eu teria feito). Meus pais me enviavam dinheiro pelo visa travel money, que é tipo um cartão de débito que você faz aqui no Brasil mesmo, meus pais depositavam dinheiro todo mês nesse cartão e eu o usava la no Canadá.

BBBJ - Quais os lugares que você conheceu lá? Deu para conhecer bastante coisa?

M -
Deu para conhecer bastante coisa sim, eu teria conhecido muiiiito mais coisas se não tivesse gastado o meu dinheiro com bobagem (leia-se ROUPAS, BOLSAS e todas essas coisas que mulher fica LOUCA quando ve e sai comprando haha). Dentro do Canadá eu fui para Quebec City, Toronto (duas vezes) e Niagara City (onde fica a famosa niagara falls) e fui para Nova Iorque (duas vezes também, inclusive passei meu natal e ano novo lá.)

BBBJ -  Fez amigos? E outros intercâmbistas? Quais são as relações entre intercâmbistas e nativos?

M -
Fiz amigos sim,  fiz bastante amigos brasileiros, não adianta tentar fugir dos brasileiros eles brotam da terra e é inevitavel você não fazer amizade com eles. Eu andava com outros intercambista da Itália, Colômbia e Espanha. Mas a amizade foi só no intercâmbio mesmo, não mantive contato. Mas fora da escola eu conheci francêses (um inclusive morava em Montreal) e mantenho contato com eles até hoje.
Contato dos intercâmbistas com os nativos é praticamente zero, o pessoal gosta de ficar andando na panelinha do seu pais..

BBBJ - Foi dificil de adaptar ao clima de lá, principalmente o frio?

M -
O frio em Montreal é bem tenso, eu peguei -21º lá. Mas assim,  é fácil se adaptar sim, a cidade é toda adequada ao inverno, ela é praticamente construida pra você nao sentir frio, é tudo aquecido. Montreal tem uma cidade subtarrânea, então no inverno se faz tudo por baixo da terra praticamente e se você usar a roupa certa quando sair de casa você não sente frio.


BBBJ - Quando voltou ao Brasil, o que aconteceu com a sua vida?

M -
Voltei pro Brasil já pensando em voltar para o Canadá. Estava pensando transferir minha faculdade para lá,  mas acabou não dando certo então decidi terminar a faculdade aqui e fazer minha expecialização no EUA. Em questão de emprego, com certeza o fato de eu já ter morado fora contou muito, todas as entrevistas de emprego que eu fiz e fui selecionada eles ficaram impressionados com o fato de eu ser tão nova ja ter morado fora.

BBBJ -  Teria coragem de encarar essa aventura mais uma vez?

M -
Sim, claro! O intercâmbio foi a minha melhor experiência na vida, estou vendo quando acabar minha faculdade eu ir fazer uma expecialização nos Estados Unidos.

BBBJ -  Quais os conselhos que você dá para quem quer fazer um intercâmbio de idiomas?

M -
Vá por uma agência de intercâmbio, em todas possiveis, veja os pacotes que eles oferecem, em quais escolas, pesquise bastante sobre o pais, escola, curso que você quer fazer, tente contato com quem já fez o intercâmbio ou esta no pais que você quer ir, toda informação e ajuda é valida .
Se você tiver uma oportunidade de fazer uma intercâmbio, faça, sem medo, vale muito à pena, é um ótimo investimento, eu passei por uma experiência MARAVILHOSA, aprendi muita coisa e CRESCI MUITO como pessoa.


Então amores, deu para ver que o intercâmbio da Mari foi maravilhoso, né? Dá até vontade de sair correndo e ir viver os -21º de Montreal, principalmente para quem gosta de frio. 
Espero que vocês também tenham gostado da entrevista dessa fofa, curtam bastante e quem quiser tirar dúvidas com ela, é só entrar em contato pelo Facebook | Formspring | Blog | Loja | Twitter







5 comentários:

  1. Awwn Bella, o post ficou o MAXIMO!
    Adoreei! <333

    ResponderExcluir
  2. Own, obrigada você por ter compartilhado sua experiência com a gente!

    ResponderExcluir
  3. ain que legal **
    beijinhos **

    http://priscilalirow.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Gente adorei as fotos da Cidade, o carro de policia entao, o Máximo!!!!

    morar fora muda a gente, a gente conhece culturas diferentes, deixa a gente mais esperto com muitas coisas e com isso tb aprendemos a viver de outro jeito vendo o mundo de jeitos diferentes!

    Bjk

    Leandra - www.cherryboomshop.com

    ResponderExcluir

Gostou do Blog? Do Post? Quer deixar alguma dica ou mensagem? É só preencher logo a baixo:







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!