Dicas para comprar uma boa câmera - (PART I)

Bom, antes de começar a falar qualquer coisa sobre o assunto, quero deixar bem claro que eu não sou nenhuma especialista, nem fotógrafa profissional (ainda) e não sei tudo sobre o assunto. Estarei compartilhando o meu conhecimento como aspirante em fotografia, consumidora e estudante da área.
O primeira dica que compartilho com vocês, antes de qualquer coisa. Comprar uma boa câmera requer além de dinheiro, muito tempo pesquisando. Então, se você é afobado, desista porque raramente alguem assim conseguiu comprar uma boa câmera de primeira. Então, pesquise e muito!
Eu por exemplo levei quando 3 anos para comprar a minha câmera, além de juntar o dinheiro (que foi um trabalho dos meus pais/irmão), eu pesquisei, li, reli, busquei e tentei me manter ao máximo informada sobre o assunto, para que quando tivessemos com o dinheiro, fosse mais fácil comprar uma câmera boa e ''barata''!
Para falar sobre esse assunto, estou me baseando nas dicas do livro Fotografia Digital / José Ramalho . Então, se você já tiver o livro e ver algumas coisas parecidas com lá, não se assuste e nem me julgue por ''cópia''. E sim, esse post vai ficar maior do que eu planejei!
 Vamos lá, agora entrando no assunto que realmente importa e que vocês querem saber. Acho que quando decidimos qual câmera comprar, temos que colocar ''na mesa'' o que queremos e o que estamos procurando. É ver se você quer se tornar um profissional, se quer ter um pouco mais de conhecimento no assunto, um pouco mais de tática, se quer apenas como hobby e para qual nível dele. Não adianta você pagar, por exemplo, R$ 7.000.00 em uma câmera profissional, se o seu intuíto é tirar fotos da família e dos seus animais de estimação. Por isso, é preciso antes de tudo, conhecer a si e ao seu interesse com a futura câmera. 
Na imagem abaixo, apresentarei os 3 níveis principais de câmeras para comprar. E cada uma, para seu interesse.
Compacta (Consumer) - Bom, essas são as câmeras simples. Com elas você não terá esforço nenhum para sua foto sair bonita, pois a maioria trabalha com o automático. A câmera vai fazer tudo para você, e o seu único trabalho é mirar e apertar o botão. Não é necessário ter nenhum tipo de conhecimento em diafragma, obturador, velocidade e etc. Ela, no caso, é indicado para o tiozinho do exemplo ali em cima, que quer tirar fotos da família, dos animais de estimação e etc. 

Semi Profissionais (Prosumer) - Podemos dizer que essa é a câmera que fica entre as duas categorias, porque ela vai receber características de uma compacta e também, das profissionais. As semi, é o que eu considero excelentes para quem está querendo ingressar no mundo da fotografia, mas ainda como um hobby. Ela vai te permitir aprender um pouco como ''brincar'' com as imagens, porque  nelas você vai ter algumas opções em manual, como o foco e a velocidade. As lentes ainda são fixas e o zoom na maioria delas, é digital. Na questão do custo-benefício, ela é fantástica. 

Profissional - Essa categoria de câmera é exelente para quem quer ser fotógrafo ou até mesmo para quem usa como um hobby. Mas tem que ser O HOBBY! As profissionais, são mais conhecidas por DSLR e permitem que você troque a objetiva delas (lentes). Existem inúmeros recursos, e de forma manual, você faz a sua foto. Nelas, o disparo é mais rápido e possuem uma resolução de imagem muito maior, além de usarem o zoom óptico. Mas como nem todo Santo é bom, elas custam o olho da cara e chegam a custar milhares de dólares. Pois é!

Bom, como o título do post já diz, essa é a Parte I. Resolvi dividir em II ou III partes para ficar melhor a explicação. Quero mostrar ainda quais os melhores sites para comprar, com o verdadeiro valor da câmera. Quais são as características principais que temos que ver antes de comprar e etc. Espero que não fiquem chateados por ter feito assim, mas é bem melhor, juro! 
Quero muito que tenham gostado desse post, onde eu explico a diferença entre as câmeras. Acho super válido saber essa informação, ela é a base para o que vamos falar nos próximos posts.





10 comentários:

  1. Ah, estou doida para comprar uma semi-profissional. Assim que juntar um dinheirinho, corro para a loja. Qual a marca que você aconselha comprar? Eu encontro marcas boas em lojas de eletrodomésticos?
    http://www.candymilkandme.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Julia M.
    Então, eu não aconselho comprar em lojas em eletrodomésticos, geralmente eles cobram pelo nome da loja e sai mais vezes 70% mais cara.
    Procura no Mercado Livre ou lojas de câmeras mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Isabela!

    Boas dicas!

    Beijos,
    Vanessa Sagossi
    comentandoofilme.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. amei as dicas to querendo comprar uma nikon d500
    boa sorte no sorteio
    bjbj

    http://priscilalirow.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho a Sony h70 E É ÓTIMA, sério *-* Super adoro minha câmera!

    Beijos flor,

    Maris
    http://shestronger.com/

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post! A minha câmera é uma semi profissional Fujifilm Finepix "alguma coisa". Ela é bem boa, até descobri que era melhor do que eu pensava quando comecei minhas aulas de fotografia na faculdade e a professora me ajudou com algumas regulagens e dicas ♥ Agora estou louca para comprar um adaptador de lentes, aí você pode por uma lente tipo teleobjetiva por exemplo, e conseguir resultados iguais aos das cÂmeras profissionais ♥
    Beijos, linda!!

    Ann;
    Vinte e Poucos

    ResponderExcluir
  7. ah eu tenho uma compacta da Nikon, bem boa mas queria tanto uma profissional.
    to juntando dinheiro pra ver se compro fim do ano nem que seja uma semi que já ajuda um monte.
    Adorei o post. beijos :*
    Batom e Salto Alto

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Eu tô fazendo um mini curso que envolve filmagem e fotografia, e lá pude manusear a t3I, da Canon, e ela é ótima. Um dos professores do curso disse que é uma das melhores que tem. Infelizmente, eu AINDA não tenho uma dessa, mas tá na minha wishlist pra um dia quem sabe comprar *-*
    Bjs!

    http://qualquerlink.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi meninas, muito obrigada pelos carinhos e comentários fofos que tenho recebido aqui. É sempre bom saber que vocês acompanham e gostam das loucuras que posto aqui!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo blog amor, eu sempre adorei tirar fotos. E por incrivel que pareça ainda não tive oportunidade de comprar uma camera semi-profissional, que aqui na cidade por exemplo estava super baratinha. Na pernambucana mesmo, 400 reais. E no Extra na internet uma de 1000 e poucos, tava 500 reais, me arrependi de não ter dinheiro pra comprar ela. Adorei as dicas, e sucesso. ♥

    http://napontaenalingua.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Gostou do Blog? Do Post? Quer deixar alguma dica ou mensagem? É só preencher logo a baixo:







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!