Light Painting; Vamos lá fazer.

Desculpem por não ter postado ontem, realmente estive com preguiça e nada de bom estava se formando na minha cabeça para um post legal. Então, preferi não postar nada, porque ia sair uma porcaria e não é legal, né?
Hoje eu vim com uma coisa bem legal e vou tentar ensinar para vocês da maneira mais simples. É uma pena que só dê para fazer com câmera profissionais ou semi, que tenha o Manual dela bem explorado. Essas compactas simples, não rola muito, pelo menos eu não sei fazer, então vou ensinar mesmo com o tipo da minha câmera, que é uma DSLR.
Não sei se vocês conhecem o Light Painting (Desenhando com a Luz), mas é um tipo de foto que fazemos no escuro com um ponto de luz. Ela vai captar todo o ponto de luz e vai formar um desenho na imagem. É dessa mesma forma que os fotógrafos mais profissionais, fazem para tirar fotos de raios.
Vamos lá, ver se eu consigo ensinar para vocês. Até porque, não sou nenhuma profissional, então fica complicado falar e ter medo de estar ensinando besteiras.
Se você tem uma Canon ou Nikon, fica mais fácil ainda. No seu anel de programas, que é aquela ''rodinha'' que tem perto do botão de disparo, você vai colocar na área manual (conhecida como área dos fotógrafos).
Se você tiver uma Canon, vai colocar na letrinha TV e se você tiver um Nikon é no S, segue o exemplo:

Nessas opções, seleciona-se a velocidade, e o fotômetro ajusta automaticamente a abertura correspondente. Ou seja, você pode definir quanto tempo a câmera vai levar para ''desenhar'' a foto. Normalmente, essa opção é usada para fotos em movimento, você almenta o quanto puder a velocidade, e ele vai captar a imagem perfeitamente, sem ficar borrado. Por exemplo, se você quiser fotografar um carro andando, você tem que colocar a câmera em uma velocidade maior ou igual a do carro e fotografar, ela vai pegar o carro totalmente focado e o resto da imagem, o fundo, desfocado.
Para fazer o Light Painting, é totalmente ao contrário. Como todos nós sabemos, a fotografia nada mais é do que o ''desenho da luz''. Se não houver luz, não havera foto. Então, precisamos sempre de um ponto iluminado para que a câmera ''desenhe'' a luz.
Pois muito bem, o que fazemos agora Isabela. Pegue a sua querida câmera, selecione a opção e na forma manual, diminua ao bastante a velocidade dela, eu uso 10" na minha Canon, se você tiver uma Nikon, vê por esse tempo mais ou menos. Os 10" representa o tempo que eu vou deixar a lente aberta, capturando a imagem. 
Depois que você tiver preparado a câmera, precisa apenas de um quarto escuro, uma outra pessoa (se você não tiver tripé) e uma lanterna. Quando for feito o clique, enquanto a lente estiver aberta, capturando a imagem, com a lanterna você vai escrevendo, desenhando, cobrindo no ar, que ela vai capturar toda a luz e formar a fotografia. Fácil, não?
Eu encontrei esse vídeo no YouTube, vocês podem seguir por ele também, para terem uma noção.



Apesar do filme dizer que você precisa de um tripé, eu nunca usei (porque não tenho), e sempre ficaram resultados maravilhosos. Claro que ainda não ''explorei'' muito, mas fiz algumas coisas com meu irmão!
Olhem só:


 Desculpem pelo post enorme, eu sempre acabo falando demais, mais eu precisava explicar direitinho para vocês. É super divertido fazer o Light Painting, principalmente se você estiver com amigos. Reuni todos, e vão desenhar com a lanterna.
Espero que gostem da dica, que consigam compreender um pouco, e se tiver alguma dúvida, é só deixar ai nos comentários.
Beijooooooos :*



3 comentários:

  1. Olá, Parabéns pelo blog! Estou seguindo. Segue lá também.. http://www.estanteseletiva.com...

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho uma câmera GE x5 e já consegui este efeito, só que é muito complicado, tive que tentar várias vezes! kkkk

    http://fugindodarotina.com

    ResponderExcluir
  3. Que lindas que ficaram suas fotos! Sempre quis fazer o Light Painting, acho tão encantador haha garotasutopia.blogspot.com

    ResponderExcluir

Gostou do Blog? Do Post? Quer deixar alguma dica ou mensagem? É só preencher logo a baixo:







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!