High School com Gianna Maestri

Se você é viciado em Intercâmbio como eu, e vive procurando Diário de Intercâmbistas para espiar, já deve conhecer a Gianna Maestri. Não? Estão perdendo muita informação então, pois a Gi faz/fez vários vídeos explicando sobre tudo do intercâmbio dela, e está tudo lá no seu canal do YouTube.
Ela aceitou o meu pedido, e veio contar tudo aqui no blog sobre os 11 meses que ficou nos EUA. Vamos conferir?

FI - Para qual País/Estado/Cidade você foi? Gostou? Era o que você esperava?
GI - Fiz intercâmbio para os Estados Unidos, numa cidadezinha chamada Magnolia, que fica no estado do Texas. A cidade era bem diferente do lugar que moro aqui no Brasil, não tinha transporte público, então tive que me acostumar a depender mais de carro e carona. Mas, foi uma ótima experiência viver em um lugar tão diferente, com um ar mais "cidadezinha do interior". Eu já esperava sim ficar em uma cidade assim, pois é o que acontece com a maioria dos intercambistas nos Estados Unidos, mas sendo pequena ou não, tive tudo o que eu precisava lá.

FI - A escolha do local foi sua? Ou a agência que decide tudo?
GI - Na verdade a escolha do lugar não depende nem do intercambista e nem da agência, são as Host Families que escolhem o intercambista que eles querem, e assim, é determinado para onde você vai. A agência aqui do Brasil serve como ponte entre o intercambista e a Organização Americana, onde as Host Families são selecionadas. Eles então, recebem vários intercambistas de todo o mundo, e a partir do perfil de cada um, escolhem o preferido deles. 

FI - E sua host family, qual era o relacionamento entre vocês? Era tratada como membro da família? Tinha irmãos, quanto? Teve algum atrito com eles?
GI - Meu relacionamento com a minha host family era maravilhoso. Desde o começo eles me deixaram muito a vontade, e fui sim tratada como membro da família. Tive quatro irmãos e uma irmãzinha. Não tive grandes atritos com ninguém na família, mas claro que sempre rola aquelas discussões entre irmãos. Nós tínhamos muita intimidade, então eles se sentiam bem a vontade de fazer brincadeiras comigo, e às vezes a gente acaba discutindo, mas depois ficava tudo bem!

 
FI - Qual era o nome da sua escola? Ficava perto da sua casa? Quais as diferenças entre o ensino? Encontrou dificuldade nas matérias?
GI - Minha escola chamava Magnolia High School e ficava cinco minutos da minha casa, de carro. São inúmeras diferenças de ensino entre o brasileiro e o americano. Eu, particularmente, achei o sistema de ensino de lá mais fácil. Não tive dificuldades em nenhuma matéria, pois lá os professores fazem de tudo para ajudar os alunos. Eles dão trabalhos extras para aumentar as notas, e as provas não são difíceis. Além disso, eles dividem as matérias por ano. Aqui no Brasil, temos durante os três anos do ensino médio, todas as ciências e matemáticas juntas. Lá, cada ano é reservado para uma matéria. Então, em um ano você faz física e um tipo de matemática. No outro, você faz química e outro tipo de matemática, e assim por diante. No fim, você tem menos matérias para dar conta no ano letivo, o que facilita bastante.

FI -Sabemos que nas escolas americanas, os alunos podem fazer atividades extras como o "Glee Club". Quais tinham na sua escola e qual você fazia?
GI - Na minha escola existia sim esses clubes, mas não tão forte como nós vemos nos filmes. Lá, essas atividades extras eram na verdade consideradas como aulas normais. Então você não precisava fazer parte do clube para participar. Era só escolher o que você queria, e elas eram encaixadas no seu horário de aula normal. Na minha escola tinha o grupo de dança, que competiam e faziam viagens, tinham as cheerleaders que além de torcer nos jogos, também participavam de campeonatos e viagens, tinha o grupo de esportes, e o Choir da escola, que seria tipo o Glee Club. Eu fazia parte do Choir e do time de futebol (soccer).


 
FI - E a adptaçao com os americanos? Sempre ouvimos falar que eles são frios, chatos, mal educados e porcos. É verdade? Qual foi a sua experiência com eles?
GI - Nós nunca podemos generalizar e determinar como são os americanos ou os brasileiros. Existem sim pessoas frias, mal educadas e porcas lá, mas são tão todas. Não é uma característica americana. Eles tem sim um jeito diferente de socializar com as pessoas, e até algumas manias estranhas de limpeza que para nós pode parecer porquice, mas isso depende de cada família e do modo como foram criadas. Minha host family não era nem um pouco fria, eles amavam abraçar e eram super carinhosos, e muitas pessoas que eu conheci lá eram assim também. Outras não eram tão calorosas assim, mas sempre muito educadas. Um ótimo exemplo disso foi no aeroporto. Tive momentos que precisei de ajuda, pois estava perdida ou com muita bagagem. Lá, eles me ajudavam sem nem eu pedir. Aqui, quando cheguei, fiquei quase dez minutos desesperada com quatro malas gigantes, pedindo para alguém me ajudar com os carrinhos, e nada... Mas claro que tudo isso depende do lugar que você está e das pessoas que você conhece. Todos são diferentes.

FI - E os alimentos? Como foi lidar com ovo e bacon no café da manhã? E ter que se acostumar em não ter almoço? 
GI - Tive sorte com a alimentação lá. Muitas famílias sobrevivem de comida instantânea ou de restaurantes de fast food, quase não cozinham. Mas na minha família, nós comíamos muito mais comida caseira do que comida de fora. Minha host mom adorava cozinhar, fazia jantar todos os dias, diferentes tipos de massa, carnes, comida mexicana, e bastante salada. O café da manhã com ovos, panquecas e bacons era só aos domingos, durante a semana comíamos pão normal ou cereal. Eu sentia sim falta do almoço brasileiro, mas foi rápido me acostumar. Almoçava na escola, geralmente comia sanduíches, mas as vezes levava restos do jantar, então era tranquilo.
FI - Quando foi que você tomou a decição que fazer o intercâmbio? Porque o High School? E como você fez para falar com seus pais sobre isso? 
GI - Desde pequena eu sempre quis ir morar fora do Brasil, nem sei ao certo o motivo, mas era algo que eu queria. Quando eu tinha 13 anos, comecei a me interessar pelo programa de intercâmbio de High School, pois era um dos programas mais longos e que mais combinava comigo. Comecei dizendo aos meus pais sobre a minha vontade de ir morar fora, e depois fui informando eles sobre como funcionava o intercâmbio. Levei eles em agências, fiz pesquisas na internet, e com o tempo eles foram aceitando a ideia. 
 
FI - Pretende fazer outro intercâmbio? Voltar para os EUA para encontrar sua host family? 
GI - Eu gostaria muito de fazer outro intercâmbio, mas acho que vai demorar um pouquinho... E vou com certeza voltar para visitar minha host family, e espero conseguir ir no ano que vem já!
 
FI - E qual o relacionamento que você mantém, com as pessoas que conheceu lá? Ainda tem contato, mesmo depois de estar no Brasil?
GI - Tenho contato com os amigos pelo facebook, mas claro que não nos falamos tanto como antes. Com a minha host family, além do facebook, nós trocamos email toda semana e fazemos skype de vez em quando! :)


E ai, o que acharam desse bate-papo com a Gi? Ela é uma fofa, dá para ver isso em todos os vídeos dela. Ela explica tudo nos minimos detalhes, da sua opnião e ajuda muita gente. Vendo essas fotos, dá vontade de ter vivido essa aventura com ela? Você tem ou tiveram vontade de fazer o High School? Conte tudo nos comentários.
Se você quiser acompanhar os vídeos da Gi, é só se inscrever no canal dela. Tem bastante coisa lá.
 

Espero que tenham gostado, de verdade e prometo vir com mais postes sobre esse assunto, que muito me agrada e sei que muitas de vocês também!



2 comentários:

  1. Deve ser muito bom se aventurar em lugar diferente.
    Gostei muito do seu blog e por isso estou te seguindo. Bjus!!!
    galerafashion.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ain, que legal!! Meu sonho quando era adolescente era fazer um intercâmbio pra fazer High School no exterior! Mas ainda vou fazer uma viagem bem legal um dia!
    Beijinhos!!

    Ann
    http://www.vinteepoucos.com.br/

    ResponderExcluir

Gostou do Blog? Do Post? Quer deixar alguma dica ou mensagem? É só preencher logo a baixo:







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!